domingo, 18 de julho de 2010




Jesus visita Marta e Maria

Evangelho (Lucas 10,38-42)

Domingo, 18 de Julho de 2010
16º Domingo Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava sua palavra.
40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”
41 O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.




- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

Duas mulheres: Marta e Maria

A ênfase da narrativa de Lucas está no comportamento das duas mulheres, irmãs, expressamente nomeadas, Marta e Maria, em sua casa. Marta e Maria dedicam-se com amor à acolhida de Jesus. Marta, provavelmente a mais velha, dona da casa, recebe Jesus e põe-se a cuidar do necessário ao bem-estar do hóspede. Maria não deixa o hóspede só, e, aos seus pés, dedica-lhe atenção, permanecendo na escuta. Ambas as coisas agradavam o hóspede. A narrativa não quer contrapor os dois comportamentos de Marta e Maria. Ela é rica de significados. Na cultura do Judaísmo, as mulheres deviam limitar-se ao serviço doméstico. Os mestres da Lei consideravam que não cabia às mulheres se aprofundarem nos seus ensinamentos. Agora, aos pés de Jesus, Maria, qual um discípulo aos pés do mestre, dedica-se à escuta de seus ensinamentos. Marta, sob a influência da ideologia judaica, rejeita a atitude de Maria e o comunica a Jesus. Com palavras de carinho, ele faz com que ela veja que se deve libertar da condição limitada que lhe é imposta culturalmente e abrir-se ao novo e ao melhor, como Maria. O único necessário é o serviço à vida. Os cuidados domésticos e a escuta da Palavra são necessários. Contudo, é a Palavra libertadora e vivificante que orienta e dá sentido a todas as atividades. A liturgia apresenta, na primeira leitura, as figuras de Abraão e Sara que, como Marta, empenham-se no preparo do alimento dos três hóspedes. Na segunda leitura, é a figura de
Paulo, que, como Maria, acolheu uma revelação, e passa a anunciá-la entre os pagãos.


Autor: José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: