sexta-feira, 9 de julho de 2010


Evangelho (Mateus 10,16-23)

Sexta-Feira, 9 de Julho de 2010
Santa Paulina


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não aca­bareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

Perseverança, na alegria e na paz

Aqueles que são portadores da paz vão encontrar lobos pelos caminhos. São aqueles poderosos que devoram os pobres e fracos na ânsia de crescerem em suas riquezas. Não se amam. Armam-se até os dentes e fazem as guerras, às custas de vidas inocentes entre os agressores e os agredidos. Sustentam estruturas socioeconômicas injustas, elaboram leis que os favorecem. Têm nas mãos os meios de comunicação que iludem e corrompem. Assim,
interferem na cultura com falsos valores que criam divisões no seio das próprias famílias. Neste quadro de trevas brilham os bem-aventurados, injuriados e perseguidos por sua fidelidade a Jesus, o Filho do homem. Por sua perseverança, na alegria e na paz, constroem um mundo novo.

Nenhum comentário: