sexta-feira, 2 de julho de 2010


Evangelho (Mateus 9,9-13)

Sexta-Feira, 2 de Julho de 2010
13ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13A­prendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Comentário do Evangelho

Jesus, com sua prática, revela o projeto do Pai

Junto ao Mar da Galileia, em Cafarnaum, Jesus já havia chamado os quatro primeiros discípulos, que eram humildes pescadores (cf.30 nov.). Jesus se dirige, agora, ao publicano Mateus (Levi). Esta narrativa do chamado de Mateus realça a proposta de Jesus de abertura e acolhimento aos excluídos pelo Judaísmo. Nela, podemos perceber também
os três círculos de proximidade a Jesus. Do lado de fora estão os fariseus, que rejeitam e são agressivos em relação a Jesus. Em um círculo intermediário estão os publicanos e pecadores (multidão), excluídos e esperançosos, que são tocados pelas palavras de Jesus e aproximam-se dele. E o círculo dos discípulos, que tomam posição decidida no
seguimento de Jesus. O Judaísmo repudiava qualquer convívio com os excluídos, particularmente a refeição comum com eles. Jesus, com sua prática, revela o projeto do Pai, o Reino de misericórdia, onde a vida é promovida. Opõe-se à sociedade financeira de mercado e lucro, que exige o sacrifício dos excluídos para progredir.


Autor: José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: