quinta-feira, 8 de julho de 2010




Evangelho (Mateus 10,7-15)

Quinta-Feira, 8 de Julho de 2010
14ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde en­trar­des, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hos­pedai-vos com ele até a vossa partida.
12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz. 14Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

Somos introduzidos no Reino pela conversão

A narrativa do envio missionário dos Doze apóstolos está presente nos três Evangelhos sinóticos. Ela é semelhante ao envio dos setenta e dois em Lucas. Percebe-se que ela exprime normas para a ação missionária nas primeiras comunidades, a partir da memória do ministério de Jesus. O núcleo do anúncio é a proximidade do Reino dos Céus. É o anúncio que tem suas raízes na pregação de João Batista e de seu batismo. O Reino está próximo, isto é, está perto de nós, ao nosso alcance, para ser vivido no dia a dia. Somos introduzidos no Reino pela conversão, ou seja, pela mudança de vida, assumindo o compromisso da luta e a prática da justiça. A novidade do Reino é a superação deste mundo dominado pelos poderosos que ambicionam e acumulam riqueza e poder, praticam a injustiça, semeando a morte, oprimem e excluem as maiorias. O discípulo e o missionário são portadores da paz que é desejada por todos os povos.


Autor: José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: