segunda-feira, 25 de julho de 2011

Evangelho (Mateus 20,20-28)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.
22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus não vem para assumir o poder

Tiago e João eram os filhos de Zebedeu. Foram chamados por Jesus logo após os irmãos Pedro e André. Na narrativa paralela a esta, o evangelista Marcos nomeia explicitamente Tiago e João como aqueles que fazem o pedido a Jesus. Mateus transfere a responsabilidade de tal pedido equivocado à mãe deles. Está em questão a falsa compreensão da missão de Jesus. Para desfazer tal equívoco, Jesus deixa bem explícito que os ambiciosos que tomam o poder político e econômico vivem às custas da exploração do povo humilde, oprimido e empobrecido. Jesus não vem para assumir o poder político e econômico, mas para servir à vida, promovendo os excluídos e os mobilizando pelo resgate de sua dignidade.

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