sexta-feira, 13 de novembro de 2009





Tudo com marcas de eternidade

Leitura Orante

Novembro - mês do bem-aventurado Tiago Alberione

(festa litúrgica: 26 de novembro)


Lc 17,26-37


Como foi no tempo de Noé, assim também será nos dias de antes da vinda do Filho do Homem. Todos comiam e bebiam, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Depois veio o dilúvio e matou todos. A mesma coisa aconteceu no tempo de Ló. Todos comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. No dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e matou todos. Assim será o dia em que o Filho do Homem aparecer. Aí quem estiver em cima da sua casa, no terraço, desça, e fuja logo, e não perca tempo entrando na casa para pegar as suas coisas. E quem estiver no campo não volte para casa. Lembrem da mulher de Ló. A pessoa que procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo terá a vida verdadeira. Naquela noite duas pessoas estarão dormindo numa mesma cama. Eu afirmo a vocês que uma será levada, e a outra, deixada. Duas mulheres estarão moendo trigo juntas: uma será levada, e a outra, deixada. [Naquele dia, dois homens estarão trabalhando na fazenda: um será levado, e o outro, deixado.]
Então os discípulos perguntaram:
- Senhor, onde vai ser isso?
Ele respondeu:
- Onde estiver o corpo de um morto, aí se ajuntarão os urubus


Comentário do Evangelho

Quem procurar salvar a vida vai perdê-la

Concluindo a fala de Jesus sobre a chegada do dia do Filho do Homem, Lucas reúne alguns textos que integram o discurso escatológico em Marcos e Mateus. A partir de Noé e o dilúvio, e de Ló e a destruição de Sodoma, volta o tema da manifestação do Filho do Homem, com estilo apocalíptico. O evangelista parece registrar aqui alguma memória da destruição de Jerusalém pelos romanos, no ano 70 d.C. A mensagem escatológica é uma contundente moldura para a sentença já proclamada em outras ocasiões: "Quem procurar salvar a vida vai perdê-la; e
quem a perder vai salvá-la". Perder a vida neste mundo é libertar-se do apego às riquezas e ao poder e encontrar-se no seguimento de Jesus. A frase final permanece obscura. Pode ser uma alusão a Jerusalém e seus mortos, por ocasião de sua destruição.



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