quarta-feira, 11 de novembro de 2009





Onde estão os nove?

Leitura Orante/


Mês dedicado ao bem-aventurado Alberione

(feta litúrgica: 26 de novembro)


Lc 17,11-19


Jesus continuava viajando para Jerusalém e passou entre as regiões da Samaria e da Galiléia. Quando estava entrando num povoado, dez leprosos foram se encontrar com ele. Eles pararam de longe e gritaram:
- Jesus, Mestre, tenha pena de nós!
Jesus os viu e disse:
- Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês.
Quando iam pelo caminho, eles foram curados. E, quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta. Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Jesus disse:
- Os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove? Por que somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus?
E Jesus disse a ele:
- Levante-se e vá. Você está curado porque teve fé



Comentário do Evangelho

A salvação é comunhão com Deus

Esta narrativa de cura dos dez leprosos é exclusiva do evangelista Lucas. Pode-se encontrar certa semelhança com uma passagem do Primeiro Testamento, envolvendo o sírio Naamã curado de sua lepra pelo profeta Eliseu. Fica em destaque o fato de que, dentre os dez curados, apenas um, que era samaritano, volta a Jesus glorifi cando a Deus, mostrando seu reconhecimento. Era um excluído pela religião ofi cial do judaísmo. Os textos de Lucas e João, em seus Evangelhos, destacam que Jesus teve melhor acolhida entre os samaritanos do que entre os judeus. Embora a cura seja o pretexto da narrativa, seu destaque maior é a gratidão, com fé, que leva à salvação. O significado essencial da salvação é o encontro e a comunhão com Deus. A gratidão é um dos sentimentos que mais nos aproximam das pessoas e de Deus. Ela nos move à oração e à comunicação dos bens recebidos a nossos irmãos, em ações de graça


Nenhum comentário: