terça-feira, 21 de setembro de 2010



Jesus transforma e inclui o pecador

Evangelho (Mateus 9,9-13)


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.
10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

Jesus chama um publicano

Os três Evangelhos sinóticos narram o chamado de um publicano por Jesus. Em Marcos e Lucas, o nome do publicano é Levi. Já no Evangelho de Mateus o nome do publicano é também Mateus. Este detalhe induziu à interpretação tradicional de que o autor do Evangelho seja este publicano. O nome "Mateus" só reaparecerá na relação dos "Doze apóstolos", nos três sinóticos. Os publicanos eram os coletores de impostos a serviço dos administradores romanos, que na Galileia estavam sob a autoridade de herodes. Nesta condição chegavam a alcançar uma posição econômica favorecida. Porém eram excluídos da sociedade religiosa judaica. Os fariseus fazem pressão sobre os discípulos de Jesus, procurando desacreditá-lo devido ao fato de comer com publicanos e pecadores. Jesus proclama a sua opção pelos excluídos e marginalizados sob formas diversas. A fidelidade a esta proclamação implica a denúncia da injustiça que reina na sociedade e na busca da construção de uma sociedade justa e fraterna, como compromisso de nossa fé.


Autor: José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: