terça-feira, 28 de setembro de 2010


Evangelho (Lucas 9,51-56)





— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de sama­ritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

A missão de Jesus se faz na mansidão

Em seu ministério na Galileia e nos territórios gentílicos vizinhos, Jesus fez seu anúncio libertador nas cidades e povoados, entre os gentios e a minoria judaica aí presente. Jesus decide com firmeza, agora, dar o seu testemunho entre as multidões que acorriam ao centro do poder opressor, em Jerusalém. Sabia do risco que corria, pois os chefes do Templo e das sinagogas procuravam matá-lo, mas não temia enfrentá-los. A caminho de Jerusalém, envia alguns discípulos para preparar hospedagem em um povoado de samaritanos. Provavelmente os discípulos falaram de Jesus como um messias judeu, causando a rejeição dos samaritanos, desprezados pelos judeus. No Evangelho de
João, Jesus, a partir da conversa com a samaritana, é bem acolhido pelos samaritanos. Os discípulos, imbuídos da ideologia do poder, propõem descer fogo do céu para destruí-los, como Elias, que degolou os profetas de Baal. São repreendidos por Jesus. Aqueles discípulos foram malsucedidos em sua missão impregnada da ideologia do poder.
A missão de Jesus se faz na mansidão, na humildade, no serviço, com discípulos unidos em comunidades abertas e acolhedoras.


Autor: José Raimundo Oliva


Nenhum comentário: