sexta-feira, 17 de setembro de 2010


Discípulas e missionárias de Jesus

Evangelho (Lucas 8,1-3)

Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2010
24ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

Os Doze e as mulheres

Neste curto texto temos um sumário da ação missionária. Esta forma redacional é comum nos Evangelhos e em Atos. O sumário fala do bom andamento da ação missionária e é inserido em momentos de mudança de cena nas narrativas.
Após o sumário, Lucas apresenta uma particularidade: a marcante presença das mulheres no movimento de Jesus. Jesus abandonara Cafarnaum para anunciar a outras cidades a Boa-Nova do Reino de Deus (Lc 4,43). Agora, a missão está em pleno andamento através de cidades e povoados rurais. Lucas descreve a equipe missionária que acompanha Jesus: os Doze e algumas mulheres. Um grupo masculino e um grupo feminino. "Os Doze", como um bloco, remete a uma lista de Doze apóstolos, elaborada pelas comunidades primitivas oriundas do Judaísmo, caracterizando o movimento de Jesus com a continuidade das doze tribos de Israel. Por outro lado temos o grupo das mulheres, três delas sendo identificadas por seu nome. Causa admiração que uma delas, Joana, seja mulher de um alto funcionário de herodes. Espíritos maus, doenças e demônios significam as diversas formas de exclusão da ideologia do Judaísmo, impostas sobre as mulheres. Estas mulheres, e particularmente Madalena, foram libertadas de sua exclusão social e integradas no convívio comunitário de Jesus.


Autor: José Raimundo Oliva


Nenhum comentário: