terça-feira, 24 de agosto de 2010


Os discípulos encontram Jesus

Evangelho (João 1,45-51)

Terça-Feira, 24 de Agosto de 2010
São Bartolomeu


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

O Filho de Deus

Bartolomeu é mencionado apenas uma vez, na lista dos Doze apóstolos, nos sinóticos. A tradição identifica-o com Natanael, mencionado no Evangelho de João. Natanael, que não fora discípulo de João Batista, não tem ideia da ruptura deste com as instituições religiosas de Israel, a qual é confirmada por Jesus em seu ministério. Ele aguardava o messias Filho de Deus, rei de Israel. O título "Filho de Deus" tem dupla interpretação: título de realeza, comum nos reinos e impérios, e título específico de Jesus, enquanto presença divina, amorosa, encarnada. Natanael o usa no primeiro sentido. Jesus insinua que sua realidade é outra: por ele, o Filho do homem, serão abertas as portas do céu aos humanos. Ele vem realizar o projeto de Deus, que é levar o humano à plenitude pela sua inserção no amor divino.


Autor: José Raimundo Oliva


Nenhum comentário: