terça-feira, 10 de agosto de 2010


Evangelho (João 12,24-26)







— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho



Queremos ver Jesus

Jesus encontra-se em Jerusalém para comunicar seu anúncio de libertação e vida à multidão que acorria para celebrar a festa da Páscoa. Aproxima-se o desfecho de seu ministério pela morte de cruz, articulada pelos chefes religiosos do Judaísmo. Jesus, ao aproximar-se de Jerusalém, havia sido recebido com entusiasmo pela multidão, fora
dos muros da cidade. Dentre a multidão, havia alguns gregos da região de Betsaida, cidade de Filipe, André e Pedro. Pediram a Filipe: "Queremos ver Jesus". No início do Evangelho, no chamado dos primeiros discípulos, Filipe comunica a Natanael que haviam encontrado Jesus e diz-lhe: "Vem e vê" (Jo 1,46). Agora são os gregos que tomam a iniciativa de procurar ver Jesus. Filipe e André vão a ele e lhe comunicam. Respondendo-lhes, Jesus fala da sua glorificação como Filho do homem, referindo-se a sua simples condição humana, assumida por Deus. A glorificação de Jesus é como o grão que cai na terra, transforma-se e produz muito fruto. O grão que desaparece para dar lugar à planta e ao fruto é a glória de Jesus. É a conversão de vida. É o libertar a vida da escravidão aos interesses dos chefes deste
mundo e colocá-la a serviço de Jesus presente no nosso próximo. É o alcançar a liberdade da vida eterna na prática do amor.


Autor: José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: