segunda-feira, 7 de junho de 2010


O estilo de Jesus: as bem-aventuranças

Evangelho (Mateus 5,1-12)

Segunda-Feira, 7 de Junho de 2010
10ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho

A pobreza "em espírito"

O "Sermão da Montanha" é o programa do Reino dos Céus. É o Reino proclamado por João Batista (Mt 3,1) e, depois, pelo próprio Jesus (Mt 3,17). Em Mateus a proclamação é feita no alto de uma montanha. Moisés, na montanha, recebeu de Deus as tábuas da Lei. Agora é Jesus quem transmite as bem-aventuranças aos discípulos que vêm a ele, na montanha, estando superada a antiga Lei. Entre a pobreza e a justiça, estão as demais bem-aventuranças. Quem as vive têm a posse do Reino. A pobreza deve ser assumida "em espírito", no íntimo de si mesmo, no recôndito
de seu ser e com inteligência e vontade. O apelo à justiça é marcante em Mateus. As bem-aventuranças são o caminho concreto para a transformação deste mundo em um mundo de fraternidade, justiça e paz.


Autor: José Raimundo Oliva



Nenhum comentário: