terça-feira, 4 de maio de 2010


A paz de Deus

Evangelho (João 14,27-31a)

Terça-Feira, 4 de Maio de 2010
5ª Semana da Páscoa


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30Já não falarei muito con­vosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Comentário do Evangelho

A paz de Jesus

Neste forte e afetuoso discurso de despedida, na última ceia, Jesus, após exortar os discípulos a não se perturbarem, lhes dá a paz. Não a dá à maneira do mundo. A "paz", nos impérios, é a ausência de discordâncias, questionamentos ou conflitos, vigorando a submissão geral à ordem imposta pelo poder. É esta também a paz na concepção do messianismo davídico da tradição de Israel. Era assim no Império Romano e assim é hoje no império do mercado globalizado, sob controle do poder financeiro. A paz, para os pequenos e oprimidos, se torna a acomodação
ao sistema opressor diante do receio de que seus sofrimentos sejam maiores caso envolvam-se em qualquer confronto. A paz de Jesus é a paz decorrente da prática da justiça. É a paz que ele proporcionou aos discípulos e às multidões com sua prática libertadora, fraterna, solidária, restauradora da vida e da dignidade dos homens e mulheres. É a paz que decorre do perder a vida conforme os ideais de sucesso deste mundo. É a paz do reencontrar a vida na união de vontade com o Pai. É o empenho, em mutirão, na construção de um mundo novo unido pelo amor que gera a vida eterna.


Autor: José Raimundo Oliva


Nenhum comentário: