quarta-feira, 5 de maio de 2010


Evangelho (João 15,1-8)

Quarta-Feira, 5 de Maio de 2010
5ª Semana da Páscoa


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho


Em Jesus, os muitos frutos

A afirmação de Jesus como a verdadeira videira sugere uma contraposição às religiões antigas, particularmente grega e romana, que cultuavam a videira como a árvore da vida, e também ao Judaísmo, para o qual a videira era Israel. Os ramos que dão fruto e os que não dão são a expressão do compromisso efetivo, ou não, com o projeto vivificante de Jesus. "Vós estais limpos [.]" (no lava-pés Pedro também é declarado limpo). A limpeza dos discípulos não é uma limpeza ritual, mas sim o desprendimento resultante da conversão à justiça, pelo anúncio de Jesus, rompendo com a ordem injusta e imoral da sociedade dos poderosos. A impureza é a adesão e inclusão nesta "ordem". Da permanência em Jesus resultam os muitos frutos que são a glória do Pai, que é o agricultor. A seiva do amor comunicado por Jesus gera a comunidade e a transformação da sociedade.


Autor: José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: