segunda-feira, 17 de maio de 2010




O Pai está comigo

Evangelho (João 16,29-33)

Segunda-Feira, 17 de Maio de 2010
7ª Semana da Páscoa


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus questiona nossa frágil profissão de fé

Nesta continuidade do diálogo entre Jesus e os discípulos transparece a incompreensão destes. Quando eles se interrogavam sobre a afirmação "Vou para junto do Pai" e sobre "um pouco de tempo e não mais me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo", Jesus passou, então, a esclarecê-los. Por isso, agora os discípulos afirmam que Jesus
conhece tudo e nem é preciso questioná-lo. Jesus também dissera que se aproxima o dia em que ele lhes falará claramente. Fazia assim alusão ao dom do Espírito. Os discípulos não entendem e acham que isto já está acontecendo. "Agora vemos que sabes tudo [.]. Por isso cremos que saíste de Deus". Com a pergunta "credes agora?", Jesus questiona sua frágil profissão de fé. Os discípulos o abandonarão e o deixarão sozinho. As palavras finais do diálogo são fundamentais para a compreensão dos discípulos quando virem Jesus só na cruz e se lembrarem delas. Jesus não está só, pois o Pai está com ele. Entregando sua vida até a morte na cruz, venceu o mundo, e continua presente entre os discípulos. O testemunho de Jesus traz paz e dá coragem para continuarem sua missão entre as contradições do mundo.


Autor: José Raimundo Oliva


Nenhum comentário: