quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Evangelho (Marcos 3,7-12)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.
10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus se solidariza com os pobres

Nos evangelhos Jesus aparece com grande frequência em contato com as multidões de gentios e judeus. A palavra multidão (ochlós) aparece 137 vezes nos textos (48x em Mateus, 37x em Lucas, 33x em Marcos, 19x em João). Jesus empenha-se em se fazer presente entre as multidões e não se fecha em um "pequeno resto". O termo usado pelos evangelistas (ochlós) designa o grande número de excluídos pelo sistema religioso-social, sob controle das elites. Jesus se solidariza com os pobres, dos quais os líderes religiosos se afastam. Os próprios rabinos orientavam os seus devotos a não participarem de refeições nem a viajar com pessoas na multidão. O resultado da exclusão era a proliferação das doenças que tolhiam a vida e a dignidade das pessoas. Havia também os "espíritos impuros", sob a ideologia do poder, que queriam de Jesus manifestações grandiosas, como um Davi ou um faraó que, na tradição, eram tidos como "filhos de deus". Jesus exorcizava estes espíritos, evitando que fosse envolvido por uma auréola de glória.


José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: