segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Evangelho (Marcos 1,7-11)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus realiza o projeto de Deus

Marcos inicia seu evangelho apresentando a figura de João Batista. Todos os quatro evangelistas são testemunhas da sua importância. O fato de Jesus procurar o batismo de João é revelador do sentido da encarnação. Jesus realiza o projeto de Deus, que consiste no resgate e na valorização da dignidade humana, em tudo que há de bom, belo, justo e verdadeiro. João Batista, com sua pregação, abalava as bases da cúpula religiosa sediada em Jerusalém. Proclamando a conversão à prática da justiça como o caminho para a libertação do pecado, ele descartava as observâncias sacrificais templárias redentoras, exigidas pela tradição da Lei. O reconhecimento do valor do batismo de João por Jesus é confirmado pelo Espírito que desce sobre ele e pelo Pai que proclama seu pleno agrado.
Após o batismo de João, Jesus muda seu modo de vida: abandona o quotidiano vivido em sua terra e começa sua missão, reunindo em torno de si seu discipulado e, percorrendo a Galileia, anuncia a chegada do Reino de Deus, no amor, na justiça e na paz. O batismo, que também nós recebemos, é um compromisso de seguimento de Jesus, na transformação deste mundo pelo amor de Deus, infundido em nossos corações, na promoção da vida, na justiça e na fraternidade.


José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: