segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

SEGUNDA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO DE 2011

Evangelho (Marcos 6,53-56)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus.
55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra da sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus vem para libertar e restaurar a vida

Marcos nos apresenta um segundo "sumário" do ministério de Jesus (cf. 20 jan.) em plena atividade na Galiléia. A narrativa de Marcos coloca Jesus em relação com pessoas e locais não identificados, nomeando apenas o ponto onde atracaram, Genesaré, uma fértil planície ao sul de Cafarnaum. O sumário é apresentado após a partilha dos pães e a travessia do mar agitado. No início da narrativa da partilha dos pães é destacado o ensino dos apóstolos e de Jesus (cf. 4 dez). Agora o sumário destaca a "salvação" dos que o tocavam. "Salvar" (sôzô, no grego) significa libertar de um perigo e restaurar uma situação anterior de bem estar. Jesus vem para libertar e restaurar a vida.
Durante a travessia do mar agitado os discípulos não reconhecem Jesus ao se aproximar sobre as águas (cf. Mc 6,49). Agora, em contraste, os habitantes de Genesaré o reconhecem logo ao desembarcar. Neste sumário percebemos que Jesus vem para conviver com todo o povo e não apenas para um pequeno resto de um povo eleito. É também notável a menção ao "toque" em Jesus, o que realça a sua presença física de Jesus, fator importante para a comunicação vital.

José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: