sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Evangelho (Marcos 8,34–9,1)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.
36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida?38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”. 9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

Perder a vida por causa de Jesus

A proposta messiânica do judaísmo, conforme o Primeiro Testamento, colocava a esperança em um chefe poderoso que elevaria Israel a um poder acima de todas as nações. Os povos convertidos viriam adorar no Templo de Jerusalém e para aí trariam suas riquezas. Os que não aderissem ao judaísmo seriam exterminados. Jesus procura demover os discípulos desta compreensão tradicional de um messias poderoso. A proposta de carregar a cruz nada tem de messiânica. Jesus não veio para organizar o mundo pelo exercício do poder, mas para transformar o mundo pela prática do amor humilde e solidário, no despojamento. Perder sua vida por causa de Jesus é desprezar os sedutores projetos de sucesso de enriquecimento e de consumismo, oferecidos pelos poderosos deste mundo. Perder sua vida é ser para o outro, estar a serviço dos mais necessitados e excluídos, como Jesus, em comunhão de amor com os irmãos e, por estes, em comunhão com Deus.

José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: