segunda-feira, 21 de maio de 2012


 



Evangelho (João 16,29-33)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo.33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

A solidão de Jesus é prenhe de amor.

Jesus dissera que era chegada a hora de falar claramente, sem figuras. Os discípulos, precipitadamente, afirmam tê-lo entendido. Jesus os modera, afirmando-lhes que se aproxima o momento em que será abandonado por eles. A fé dos discípulos, na realidade, ainda está frágil e vacilante. Eles deixarão Jesus sozinho no momento de sua prisão e sua Paixão. Mas esta solidão de Jesus é prenhe de amor. O Pai está sempre com Jesus, e é esta união com o Pai que gera o amor contagiante.
Jesus está concluindo sua longa fala. Completa afirmando que tudo que ele disse foi para que os discípulos tenham a paz, em um mundo de aflições. No mundo se vive em conflitos, tensões, angústias, incertezas, pois este mundo ainda está sob o domínio do chefe poderoso, adorador e escravo do dinheiro. Seduzido pelo dinheiro, o chefe poderoso faz a guerra, mata e impõe a "paz americana" que garante a subserviência de todos aos interesses dos donos do mercado e do lucro.
Jesus comunica coragem. A paz de Jesus está na vida fraterna e comunitária, na solidariedade, no serviço e na partilha, fazendo desabrochar e florescer a vida, vencendo o mundo.

José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: