Evangelho (Mateus 8,5-11)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Comentário do Evangelho
Advento, tempo do amadurecimento da fé
O evangelho de hoje é extraído de um bloco de dez milagres reunidos por Mateus nos capítulos 8 e 9 de seu evangelho. Na liturgia de hoje, quando se inicia o tempo do Advento, foi selecionada apenas a primeira parte da narrativa da cura do servo do centurião, onde fica em destaque a fé daquele homem, que era um militar romano. O centurião reconhece e confia na autoridade e poder de Jesus como que superando a sua própria autoridade e poder como militar. A partir desta confiança do centurião Jesus afirma que não encontrou em ninguém de Israel tanta fé.
A narrativa vem revelar a abertura do Reino dos Céus àqueles que não eram judeus, considerados gentios, os quais se juntam aos patriarcas, Abraão, Isaac e Jacó, enquanto que o próprio Israel permanece à margem, rejeitando Jesus. O tempo do Advento é o tempo do amadurecimento da fé em Jesus, filho de Maria e filho de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário