SEGUNDA-FEIRA, 17 DE JANEIRO DE 2011
Evangelho (Marcos 2,18-22)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”
19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.
21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda.22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Marcadores: Evangelho.
Comentário do Evangelho
A novidade do anúncio
O chamado de Mateus por Jesus, a refeição em sua casa com a censura dos fariseus, e, no evangelho de hoje, o questionamento sobre o jejum, são narrados na mesma sequência pelos três evangelistas sinóticos.
O jejum era uma das observâncias mais importantes da piedade judaica. Era praticado tendo-se em vista merecer o perdão dos pecados. A prática de Jesus era outra. O pecado é removido pelo amor e pela prática da justiça. A convivência de Jesus com os discípulos é como uma festa de núpcias, na qual o noivo está presente, e não falta o banquete. Os convidados são os discípulos, entre publicanos e pecadores. A alusão ao jejum quando "o noivo será tirado" parece ser uma adaptação do evangelista à retomada da prática do jejum nas comunidades após a morte de Jesus. Com as duas parábolas, nas quais é descartado o remendo em pano velho e o vinho novo em odres velhos, Jesus destaca a novidade de seu anúncio, que não pode ser enquadrada na antiga tradição judaica.
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