quarta-feira, 21 de abril de 2010


Evangelho (João 6,35-40)

Quarta-Feira, 21 de Abril de 2010
3ª Semana da Páscoa


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




Comentário do Evangelho

O crer em Jesus é fazer a vontade do Pai

Nos Evangelhos, é frequente o tema do alimento. Estar à mesa, comer o pão, o banquete, significa a comunhão com Deus, na partilha com os irmãos. O pão, o alimento, é o sustento da vida biológica. É o bem essencial para toda a humanidade. A falta do pão à mesa é sinal de morte. É a iniquidade na sociedade. As terras, a água, os bens da natureza são apropriados por uma minoria que tem em vista o poder e o enriquecimento. O próprio trabalho humano, que é um bem natural do homem e da mulher, é apropriado por aqueles que retêm imóveis, máquinas e empresas. Exploram os trabalhadores e desapossam-lhes os frutos de seu trabalho, mediante leis iníquas. O crer em Jesus é fazer a vontade do Pai, que é dar a vida ao mundo; repartir o pão, para que todos participem do banquete. O pão é para todos, os bens da terra são para todos. Jesus é o pão da vida. Sua obra, a nossa obra, que é a obra do pai, é restaurar a vida, a justiça e a dignidade humana em uma sociedade regida por estruturas iníquas. A restauração da vida é para hoje, e hoje é o último dia. hoje é a eternidade.


Autor: José Raimundo Oliva

Nenhum comentário: