quinta-feira, 30 de abril de 2009

ASSEMBLÉIA DOS BISPOS DO BRASIL

“É dia de luta e de luto em todo o Brasil”, diz dom Angélico Sândalo sobre o Dia Mundial do Trabalho

Falando sobre o dia primeiro de maio (Dia Mundial do Trabalho), o bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino concedeu uma entrevista coletiva à imprensa, no penúltimo dia da 47ª Assembleia Geral da CNBB, em Indaiatuba (SP). De acordo com o bispo, o dia primeiro de maio é de “luta e de luto em todo o Brasil, pois, a nossa batalha é por políticas públicas de melhorias de condições de emprego e salário a massa trabalhadora. Quase não há o que comemorar nesta data”, afirmou.Ainda segundo o bispo emérito, a crise econômica é um forte fator de queda do emprego e renda do trabalhador, mas colocar a culpar somente na crise é desculpa para demissões em massa. “Tenho muita experiência nessas crises econômicas, já passei por várias delas ao longo dos meus 76 anos de vida. Já vi de tudo, por isso falo em conhecimento de causa que essa crise é apenas mais uma. Ela vai passar, como parece já estar acontecendo, mas culpar a crise econômica mundial por toda e qualquer demissão é ridículo. O empresariado brasileiro não pode usar deste artifício para justificar demissões. Eles [empresários] deveriam ouvir o clamor do povo em busca de trabalho e oferecer maior capacidade de contratações, melhores equipamentos e qualificações profissionais. Estatisticamente, o empresário que investe no momento de crise, ao final dela, sai fortalecido, melhor do que antes”, afirmou.Bispos EméritosO bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino falou também sobre a participação dos bispos eméritos nesta 47ª Assembleia Geral da CNBB. Para ele a participação desses “discípulos missionários de Jesus” foi muito importante, mas que poderia ser maior, pois os bispos eméritos não possuem poder de voto nos pleitos da Assembleia.Dom Angélico disse já ter pedido a direção da CNBB que inclua na pauta da próxima Assembleia Geral, que ocorrerá em Brasília (DF), o assunto sobre os bispos eméritos. Outro assunto apontado, agora aos teólogos, o emérito faz um pedido: “como pensadores da Igreja, que aprofundem os estudos e as análises sobre os bispos eméritos, pois acho que a nossa contribuição à Igreja foi, e continua sendo de muita importância as paróquias e dioceses do Brasil”.

quarta-feira, 29 de abril de 2009


SANTUÁRIO DO LIMA RECEBE SACERDOTE
E VIRA CENTRO DE FORMAÇÃO

O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, na zona rural de Patu, é um dos pontos de maior romaria e visitação religiosa em todo o Nordeste brasileiro. Fiéis católicos de todo o Brasil, com maior ênfase para os dos Estados do Nordeste, visitam o Santuário do Lima por quase durante todo o ano. O lugar, por si só, já transmite aos visitantes uma enorme sensação de paz de espírito e religiosidade.
Agora, o Santuário do Lima começa a receber da Igreja Católica uma maior atenção no que diz respeito à presença de sacerdotes. Antes por lá trabalhava como pastor de um imenso rebanho apenas o padre Tarcísio Weber. Recentemente chegou ao Santuário o padre Marcones. E, no último dia 27 de abril, aportou na Serra do Lima o padre Domingos, que é também vice-provincial da Congregação Sagrada Família da Província do Nordeste.
A outra grande novidade é que, muito em breve, o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis será transformado num centro de formação de sacerdotes. O padre Domingos, chegado há pouco, será o reitor desse seminário, que já conta com a presença de dois formandos. Para funcionar também como seminário, o Santuário dispõe de razoável estrutura física, com muitos alojamentos que, ao longo desses anos, acabaram ficando sem uso.
Segundo fonte de O MESSIENSE, muito em breve os novos sacerdotes mais o padre Tarcísio estarão se reunindo com o bispo da Diocese de Santa Luzia, de Mossoró, dom Mariano Manzana, e com o vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Patu, padre Possídio Lopes, a fim de serem traçados planos de atuação desses sacerdotes no Santuário do Lima e na própria Paróquia. A expectativa de parte da comunidade católica é a de que Municípios da região do Médio Oeste onde não há padres residentes (como, por exemplo, Messias Targino, que é parte da área pastoral da Paróquia de Patu) possam receber maior atenção no que diz respeito à atividade sacerdotal, já que são muitas as áreas pastorais e é pequeno o número de sacerdotes em atuação.
Mas, até lá, ao menos o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis receberá as condições necessárias para se projetar ainda mais como lugar de romaria cristã católica e referência como centro de religiosidade popular.
O padre Possídio Lopes, que já realiza um grande trabalho à frente da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, e o padre Tarcísio, que tem atuação destacada no Santuário do Lima e também no auxilio ao padre Possídio nas demais atividades paroquiais, ganham, sem dúvida, um grande reforço na missão de evangelizar
Fonte: www.omessiense.zip.net

CONFERENCIA DOS BISPOS DO BRASIL

Bispos negros querem conhecer melhor a realidade dos quilombolas O grupo dos 13 bispos negros do Brasil se reuniu, no domingo, 26, durante a 47ª Assembleia da CNBB, em Indaiatuba (SP), para discutir, entre outras coisas, a situação dos povos quilombolas e povos tradicionais. “Os bispos querem conhecer melhor a situação dos povos quilombolas do Brasil para ver como apoiar suas lutas e reivindicações”, disse o assessor nacional da pastoral afrobrasileira, padre Ari, que participou da reunião.
Dados da Secretaria Especial para a Promoção da Igualdade Racial indicam que há 3.524 comunidades quilombolas no país, em 24 estados brasileiros.
Santos negros
Segundo padre Ari, a pastoral afrobrasileira quer saber, também, quantos santos negros existem no mundo e quantos, no Brasil, estão em processo de beatificação.
No mês de outubro, será realizado um seminário com os bispos negros quando discutirão a teologia que move a ação da pastoral afrobrasileira. No Brasil há 447 bispos dos quais 3% são negros.

terça-feira, 28 de abril de 2009

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Arquidiocese de São Paulo acolhe bispos do Brasil em dia de peregrinação

Cerca de 300 bispos saíram em peregrinação na tarde deste domingo, 26, da Casa de Retiros Vila Kostka, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), para a catedral da Sé, em São Paulo (SP), que aguardava lotada os prelados. Presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, a celebração concluiu o retiro da CNBB, orientado pelo bispo emérito de Uruguaiana, dom Ângelo Salvador Domingos, que proferiu a homilia na catedral de São Paulo.
Dom Ângelo trouxe o exemplo do apóstolo Paulo para os dias de hoje caracterizando-o como “dedicado missionário que possibilita a descoberta da riqueza do amor de Cristo que a nós se entregou”. Recordando a Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, que aconteceu em maio de 2007, em Aparecida (SP), o bispo emérito de Uruguaiana destacou a importância da Igreja recepcionar o Documento de Aparecida (DAp) e assumir o caráter missionário.
“Aparecida nos convida para o grande desafio de progredir e nos transformar de Igreja comunidade para Igreja Missionária, integradora. A grande diferença nesse processo é que a Igreja que antes era voltada a nós passa a voltar-se aos outros”, sublinhou o bispo.
Logo após a celebração, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, agradeceu a dom Ângelo pelo “inspirador retiro” e disse ser o bispo um exemplo “pela sua coragem de fé”. O núncio apostólico acentuou sua alegria com a conclusão do retiro, que contou com a participação dos fiéis de São Paulo. Já o anfitrião, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, disse ter sido a celebração um momento de graça dos bispos e do povo da arquidiocese de São Paulo. “Foi um momento bonito do Ano Paulino em que os bispos da CNBB puderam celebrar em peregrinação com o povo de São Paulo, na catedral onde o apóstolo é venerado como patrono da nossa arquidiocese. Portanto, é muito significativo, dentro do contexto do dia de espiritualidade da Assembleia, que falava justamentedo apóstolo Paulo e da missão do bispo. Foi um momento de graça, de estímulo e de um testemunho bonito para o nosso povo”, disse dom Odilo.
Para o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, dom Pedro Luiz Stringhini, celebrar o terceiro domingo da Páscoa, na catedral da Sé, foi um momento de muita alegria e muita graça para todos os presentes e para aqueles que acompanharam pela TV em todo o Brasil.
“Foi muito bonito os bispos e o povo se encontrarem. A iniciativa do nosso cardeal, dom Odilo Scherer, foi gratificante para os presentes e todos que acompanharam pela televisão. Dom Odilo tem sido atencioso em celebrar o Ano Paulino. Esse momento reforçou a celebração desse Ano, principalmente para nós que temos o apóstolo Paulo como padroeiro da nossa arquidiocese”, afirmou dom Stringhini.
O bispo de Catanduva (SP) e referencial do Setor Leigos da CNBB, dom Antônio Celso de Queirós, também acentuou que a peregrinação representou um momento de encontro do episcopado com o povo da arquidiocese de São Paulo. “Foi uma bela celebração com a qual o povo vibrou muito. A missa fechou muito bem o retiro dos bispos, mais do que em outros anos, que não teve uma peregrinação dessas”. Ainda de acordo com dom Celso, a peregrinação reforçou a unidade dos bispos em torno da CNBB.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

ASSEMBLÉIA DA CNBB - BISPOS DO BRASIL

Bispos começam a discutir o texto da formação dos presbíteros

A comissão responsável pelo tema central da 47ª Assembleia da CNBB apresentou aos bispos, na manhã desta quinta-feira, 23, o texto das novas diretrizes da formação dos presbíteros. Após a apresentação, os participantes foram divididos em 20 grupos para estudos e aprofundamento do texto. O resultado das discussões será apresentado em plenário na última sessão do dia, às 17:30h.
“O texto é fruto do episcopado e não de uma comissão”, disse o presidente de Comissão, dom Sérgio da Rocha. “Objetivo maior é orientar a formação dos presbíteros e imprimir-lhe unidade e não a elaboração de um texto simples, mas de um que seja bonito e completo”, acentuou.
Segundo dom Sérgio, a Comissão “conservou em grande parte o documento de 1995 da CNBB”, que atualmente orienta a formação dos presbíteros.
A primeira versão do texto foi enviada antes da assembleia aos bispos que apresentaram sugestões e emendas para a segunda versão distribuída hoje. Uma terceira versão será apresentada podendo, ainda, receber emendas. O documento final deve passar pelo menos por quatro versões e só será votado na semana que vem.
Compõem a Comissão: dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina (PI) (presidente); dom Ângelo Salvador, bispo emérito de Uruguaiana (RS), dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas- Francisco Beltrão (PR); dom Sergio Braschi, bispo de Ponta Grossa (PR), dom Leonardo Ultrich Steiner, bispo de São Félix do Araguaiana (MT), e dom Esmeraldo Barreto de Faria, bispo de Santarém (PA) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Integram a comissão os assessores: padre Dalton Barros de Almeida, padre Geraldo Dondici Vieira, padre Vitor Galdino Feller, padre Paulo Dal`Bó, padre Reginaldo de Lima.

terça-feira, 21 de abril de 2009

DOM HELDER CÂMARA ESTÁ VIVO

Os corredores do mosteiro da Vila Kostka, em Itaici, município de Indaiatuba (SP) falam por si só. A casa dos jesuítas, sede da 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lembra, em frases e fotografias, presentes em 39 banners o centenário de nascimento do arcebispo de Olinda e Recife (PE).
Frases como: “Irmão dos pobres – meu irmão”; “A miséria é uma ofensa ao criador e pai”; “Ajudar a criar um mundo mais humano é um dos sonhos da minha vida”, de autoria do bispo dos pobres, foi a forma que a Conferência encontrou para celebrar os cem anos de nascimento do Dom.
Além dos painéis, um dos momentos mais solenes desta Assembleia será a sessão plenária em homenagem ao centenário de nascimento do bispo falecido em 1999.
O secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, ao dirigir palavras sobre o Dom, afirma tratar-se de um “pastor que a Igreja ostenta diante do mundo marcado pelo profetismo itinerante”, em virtude da situação de censura à qual foi submetido.
Ainda segundo o secretário, dom Helder é modelo para os bispos de hoje e de amanhã. “Ele é um modelo a ser seguido. Um pastor, místico, poeta, alguém que viveu a sua opção pelos pobres de uma maneira muito coerente e singular (...)”.
Imagens: Padre Altevir, CSSp

REFORMA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES
Continua agora em ritimo mais acelerado a reforma da estalação elétrica da igreja de N. Sra. das Dores, segundo Moacir um dos membro do conselho da reforma, foi preciso contratar mais trabalhadores para que a reforma da estalação seja concluida o mais rápida possível. As missas foram transferida para a capela se Sta. Terezinha.

Portas novas
Crateras nas paredes por onde a estalação irá passar




Moacir, um dos membros do conselho da reforma

sábado, 11 de abril de 2009

ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO

O Grupo de Jovem JOVIASC e alguns movimentos da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, encenaram nesta sexta feira Santa a Paixão de Cristo, a peça foi assistida por muitos fiés, e foi um sucesso apesar de ser todos amadores representaram muito bem aqui vai os parabens de todos que fazem o Terço dos Homens e todos que assistiram a peça.



A NEGAÇÃO DE PEDRO

FIGURANTES

ENTREGUE PARA JULGAMENTO

O JULGAMENTO

ENSINANDO AOS SEUS DISCÍPULOS

ENCENAÇÃO DOS DISCÍPULOS DORMINDO


SALVANDO O LADRÃO

A CRUCIFICAÇÃO


CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR
Nesta quinta feira santa (09/04) foi realizada a celebração da Ceia do Senhor "Missa de Lava Pés" na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.
Presidente da Celebração Pe. MARCONI reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Impossiveis

OS APOSTOLOS FORAM REPRESENTADOS PELOS SERVOS DO TERÇO DOS HOMENS


Pe. Marconi lavando os pés dos dos homens que representaram os discípulos

quinta-feira, 9 de abril de 2009


Procissão do EncontroNosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores
Dentro da Semana Santa, também chamada de “A Grande Semana”, em muitas paróquias, especialmente no interior, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro” entre: o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores.
Os homens saem de uma igreja com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saem de outra igreja com Nossa Senhora das Dores. Acontece então o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre, então, proclama o célebre Sermão das Sete Palavras, que na verdade são sete frases:
1. Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. (Lc 23,34 a);2. Hoje estarás comigo no paraíso. (Lc 23,43);3. Mulher eis aí o teu filho, filho eis aí a tua mãe. (Jo 19,26-27);4. Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes?! (Mc 15,34);5. Tenho sede. (Jo 19,28 b);6. Tudo está consumado. (Jo 19,30 a);7. Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito. (Lc 23,46 b).
O sacerdote, diante das imagens, faz uma reflexão com estas frases, chamando o povo à conversão e à penitência. O silêncio é grande, já que a imagem de Nosso Senhor dos Passos mostra-o com a cruz às costas.
A expressão dos rostos das imagens é de dor e sofrimento. Algumas imagens de Nossa Senhora das Dores mostram-na abraçada a uma espada, lembrando certamente a profecia de Simeão: “Uma espada de dor te traspassará a alma”.
É tudo isso que vivemos neste tempo de profunda reflexão.Nossa fé é pascal, passa pelo sofrimento, morte e ressurreição do Senhor.
Sigamos os passos de Jesus, sempre com Maria.


CAMINHADA COM AS DUAS IMAGENS

A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS DORES SAIU DO HOSPITAL DR. ADERSON DUTRA (APAMI)
A IMAGEM DE JESUS SAIU DO HOSPITAL MUNICIPAL
CARREGADA PELOS HOMENS

quinta-feira, 2 de abril de 2009




PROGRAMAÇÃO PARA A SEMANA SANTA EM PATU
Terça-feira

9h às 12h – Confissões na Matriz

14 às 17h – Confissões na Capela de Santa Teresinha


19h – Confissão comunitária na Matriz

Quinta-feira – Ceia do Senhor - 19h


Sexta-feira – Paixão do Senhor - 15h

Em seguida, encenação da Paixão de Cristo

Sábado Santo – Ressurreição do Senhor - 22h


Domingo de Páscoa - Ressurreição do Senhor - 19h


Escrito por Paróquia de Patu às 00h16





quarta-feira, 1 de abril de 2009

Realizado em Patu Seminário Sobre Segurança Pública Geraldo Wanderley (palestrante), Carlos Godeiro (vereador), Gorete Dantas (vice-prefeita)e Pe.Possídio Lopes (administrador paroquial)


Geraldo Wanderley - Ouvidor da Secretaria de Defesa Social do RN

Foi realizado nesta terça feira (31/03) o Seminário sobre Segurança Pública promovido pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores em parceria com o Campus Avançado Prof. João Ismar de Moura –Departamento de Ciências Contábeis. Vários segmentos da sociedade patuense compareceram através de seus representantes. O seminário teve como objetivo discutir a segurança pública dentro da temática da campanha da Fraternidade 2009. O palestrante convidado foi o Ouvidor da Secretaria de Defesa Social do RN, Geraldo Wanderley, que falou sobre a situação da segurança pública no Brasil e sobre o sistema prisional que está falido, ou seja, não recupera o preso para o convívio na sociedade.


REPRESENTANTES DA IGREJA CATÓLICA, ASSOCIAÇÕES E A VICE-PREFEITA GORETE DANTAS PARTICIPARAM DO SEMINÁRIO