sexta-feira, 17 de julho de 2009


Jesus é maior que o Templo


Mt 12,1-8


Poucos dias depois, num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos estavam com fome e por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de trigo. Quando alguns fariseus viram aquilo, disseram a Jesus:
- Veja! Os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado!
Então Jesus respondeu:
- Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros estavam com fome? Davi entrou na casa de Deus, e ele e os seus companheiros comeram os pães oferecidos a Deus, embora isso fosse contra a Lei. Pois somente os sacerdotes tinham o direito de comer esses pães. Ou vocês não leram na Lei de Moisés que, nos sábados, os sacerdotes quebram a Lei, no Templo, e não são culpados? Eu afirmo a vocês que o que está aqui é mais importante do que o Templo. Se vocês soubessem o que as Escrituras Sagradas querem dizer quando afirmam: "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais", vocês não condenariam os que não têm culpa. Pois o Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.



Comentário do Evangelho

O sábado

Uma das principais observâncias religiosas, em Israel, era a do repouso sabático. A narrativa da criação em sete dias, no livro do Gênesis (1,1-2,3), ao apresentar o repouso do próprio Deus no sábado, já é uma indução a
esta observância pelo povo. Jesus e seus discípulos são acusados de desrespeitarem o repouso sabático. Os
inadimplentes com as mais de seiscentas minuciosas observâncias legais impostas ao povo fiel eram considerados pecadores e obrigados a trazer ofertas e sacrifícios aos sacerdotes do templo. Com a afirmação: "Misericórdia
eu quero, não sacrifícios", Jesus vem contrapor-se aos chefes religiosos de coração duro e interesseiro, opressores dos inocentes. Ao se afirmar maior do que o templo e Senhor do sábado, Jesus significa que é Senhor da própria Lei, superando-a pelo amor.

Nenhum comentário: