terça-feira, 9 de junho de 2009

O EVANGELHO DO DIA
Ano B - Dia: 09/06/2009 Sal e luz
Mt 5,13-16
- Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. - Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

LEITURA ORANTE
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando: Creio, meu Deus, que estou diante de Ti. Que me vês e escutas as minhas orações. Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro. Tu me deste tudo: eu te agradeço. Foste tão ofendido por mim: eu te peço perdão de todo o coração. Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças que sabes serem necessárias para mim. Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
No Sermão da Montanha, após a proclamação das bem-aventuranças, seguem-se as sentenças que definem a identidade das novas comunidades de discípulos de Jesus que vão surgindo. Mateus reúne, de maneira catequética, ditos e sentenças originários de palavras de Jesus, que circulavam livremente como tradição entre os cristãos. Vários deles aparecem dispersos ao longo dos outros sinóticos. Mateus inicia com as duas proclamações, em metáfora, introduzidas por "Vós sois...". Elas chamam a atenção pelo contraponto que fazem com a revelação do Sinai, "Eu Sou", ou com a autoproclamação de Jesus, "Eu sou a luz do mundo" (Jo 8,12), e outras similares. Assim como o sal, os discípulos têm a missão de preservar o mundo da deterioração. O sal também serve para dar sabor aos alimentos. Os discípulos são chamados a dar mais sabor à vida, pelo testemunho de amor, pela esperança e pela alegria de viver. Somos chamados a ser a luz do mundo, por nossa adesão a Jesus e à sua prática (boas obras). Por nosso testemunho de liberdade, justiça e fraternidade, formando comunidades solidárias e abertas, o Pai será louvado aqui na terra.

Nenhum comentário: