terça-feira, 21 de junho de 2011


Faleceu hoje na cidade de mossoró um grande patuense, o"Sr. Dirceu"

Seu Dirceu era um homem religioso que participava ativamente das atividades da Igreja Católica, principalmente na Capela de Santa Teresinha no bairro onde morava em Patu.

Ele participava também do grupo do Terço dos Homens da Paróquia de N.S. das Dores.

Que Deus o receba em sua morada eterna, e dê o conforto espiritual à toda família!

O corpo está sendo velado em sua residência na Rua Luiz Domiciano, Bairro Sta. Terezinha - Patu - RN.

O sepultamento será realizado amanhã no cemitário municipal de Patu.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Evangelho (Mateus 5,38-42)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

Iniciativa de mansidão

Temos aqui a quinta contraposição feita por Jesus, entre a antiga Lei e o seu novo mandamento. O "que foi dito" é substituído por uma nova prática fundada no amor, na misericórdia e na justiça, estabelecendo-se a paz. A lei do talião era a expressão típica do culto ao espírito vingativo e cruel, afinado com a violência comum praticada por Israel contra os povos da terra ocupada em Canaã e os povos vizinhos, considerados inimigos. O novo mandamento implica em "não resistir" ao malvado. Trata-se de não resistir com violência. O mal praticado não deve ser aceito passivamente. A questão é: qual atitude tomar diante do mal praticado. Em geral, ou aceita-se passivamente ou reage-se com violência. Contudo Jesus apresenta a terceira opção, que é a resistência ativa não-violenta ao mal. Nos três exemplos acima fica caracterizada a renúncia à resposta violenta, bem como a iniciativa de mansidão que é tomada e que confunde o malvado. É a prática da justiça que leva à superação do mal. Dar a quem pedir já é um gesto de solidariedade, que rompe com o individualismo da sociedade. A resistência ativa não-violenta abre caminhos denunciando o mal e mobilizando-se solidariamente na construção da paz.
José Raimundo Oliva

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Evangelho (João 17,11b-19)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo:
11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




Comentário do Evangelho

Jesus pede ao Pai que guarde os discípulos

Em continuidade à sua oração de glorificação ao Pai, após a ceia, Jesus pede ao Pai que guarde os discípulos. Os temas fundamentais do evangelho de João reaparecem nesta oração, sob novas luzes e articulações. O tema dominante da oração é o dom da vida eterna aos discípulos que permanecem em comunhão com Jesus, no que se manifesta a glória do Pai. Esta comunhão é mantida pelo vínculo da unidade, que Jesus pede ao Pai: "...que eles sejam um, como nós somos um". Enquanto presente entre os discípulos, Jesus os guardava, com a sua palavra, mantendo esta unidade. Agora pede ao Pai que, na sua ausência, os guarde também no mundo. Os discípulos foram escolhidos no mundo e foram libertados do mundo aprisionado por seu chefe maligno. Mas devem aí permanecer enviados para libertar o mundo pelo anúncio da verdade e pela prática do amor que comunica a vida que dura para sempre.

José Raimundo Oliva

sábado, 4 de junho de 2011

Imagens da III - Romaria do Terço dos Homens da Diocese de Mossoró, 29/05

O início da III - Romaria do Terço dos Homens da Diocese de Mossoró se deu em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores em Patu/RN
Grupo do Terço dos Homens da Paróquia de Patu e coordenação local da III - Romaria do Terço dos Homens
Bênção de envio para Romaria

A direita Edno Azevedo, coordenador do CPP - Conselho Paroquial Pastoral - Patu

Dom Mariano Manzana, acompanhou todo o percurso da Romaria
Feliz é o Homem que confia em Javé! (Salmos 40,5)

Chegada dos vários grupos do terço dos Homens da Diocese de Mossoró ao pé da passarela do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis
Milhares de Romeiros e devotos da Mãe dos Impossíveis, rezando cantando e louvando as maravilhas de Deus nas famílias


A III Romaria do Terço dos Homens contou com a participação de centenas de pessoas vindas das mais diversas cidades do RN que subiram a serra do Lima para louvar o nome do Senhor.
Vieram romeiros das cidades de: Apodi, Assu, Barauna, Caiçara, Campo Grande, Cel. João Pessoa, Dr. Severiano, Itau, José da Penha, Luís Gomes, Major Felipe,Marcelino Vieira, Martins, Mossoró, Paraná, Pendencias, Portalegre, Riacho da Cruz, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Tenente Ananias, Patu, Almino Afonso, Belém do Brejo do Cruz-PB entre outras.




A praça Padre Henrique do santuário ficou repleta da cor azul das camisetas dos homens das várias paróquias da Diocese de Mossoró, tornando-se expressão de unidade e comunhão fraterna.
A celebração Eucaristica é ponto culminante da Romaria, Pe Domingos, D. Mariano, Pe Flávio, Frei Urbano e Pe Ivan.
Grupo de Cânticos que animou todo cortejo da Romaria e a celebração eucarística da III - Romaria do Terço dos Homens