quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


NA FESTA DA PADROEIRA DE OLHO D'AGUA DOS BORGES, NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, NOITEIROS TERÇOS DOS HOMENS, MISSA PRESIDIDA PELO BISPO DIOCESANO DOM MARIANO MANZANA

ENTRADA DA PALAVRA DE DEUS

UMA LINDA APRESENTAÇÃO FEITA PELO TERÇO DOS HOMENS DE OLHO D'AGUA DOS BORGES

TERÇO DOA HOMENS DE ALMINO AFONSO E PATU

TERÇO DE OLHO D'AGUA DOS BORGES

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009



Agradecer ao Pai e partilhar com os irmãos

Leitura Orante

Mt 15,29-37

Jesus saiu dali e foi até o lago da Galiléia. Depois subiu um monte e sentou-se ali. E foram até Jesus grandes multidões levando coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes, que eram colocados aos seus pés. E ele curou todos. O povo ficou admirado quando viu que os mudos falavam, os aleijados estavam curados, os coxos andavam e os cegos enxergavam. E todo o povo louvou ao Deus de Israel. Jesus chamou os seus discípulos e disse:
- Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho.
Os discípulos perguntaram:
- Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente?
- Quantos pães vocês têm? - perguntou Jesus.
- Sete pães e alguns peixinhos! - responderam eles.
Aí Jesus mandou o povo sentar-se no chão. Depois pegou os sete pães e os peixes e deu graças a Deus. Então os partiu e os entregou aos discípulos, e eles os distribuíram ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos; e os discípulos ainda encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.



Comentário do Evangelho

Jesus partilha o pão com a multidão

Jesus, vindo da região gentílica de Tiro, chega às margens do mar da Galiléia. Aí, com as multidões, se dá a segunda partilha dos pães, agora em território dos gentios. A narrativa segue a mesma estrutura da primeira partilha. Mateus realça a situação de exclusão destas multidões: coxos, cegos, aleijados, mudos, às quais Jesus se consagra. Na primeira partilha, na Galiléia, com a presença também de judeus, Jesus "abençoa" os pães, conforme o uso hebraico. Agora, entre os gentios, toma os pães e "dá graças", conforme o uso entre gregos. A presença de Jesus entre os gentios e a partilha do pão com eles indica seu distanciamento do sistema religioso de Israel.


Direitos reservados:
José Raimundo Oliva