sexta-feira, 29 de maio de 2009

SIMÃO TU ME AMAS?


Evangelho (João 21,15-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Glória a vós, Senhor.

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DOC EVANGELHO

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Saylamaio
A+A-
O que mais atrai sobre nós a benevolência do Alto é a nossa solicitude para com Jesus na pessoa do próximo. Foi por isso que Cristo o exige de Pedro: Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes? A resposta de Pedro por outro lado não esconde a sua satisfação e opção por Jesus. E então responde: Sim, Senhor, tu bem sabes que eu te amo. E Jesus lhe diz: Apascenta as minhas ovelhas.
Por que, deixando os outros apóstolos de lado, Jesus se dirige a Pedro? É que Pedro era o primeiro entre os apóstolos, o que falava em nome deles, o chefe do seu grupo, tanto que o próprio Paulo vem consultá-lo um dia, e não aos outros. Para demonstrar a ele que podia confiar plenamente. E porque que sua negação fora anulada, Jesus lhe dá agora a primazia entre os seus irmãos. Não menciona que o negou, nem o envergonha com o seu passado. “Se tu me amas, diz ele, Tome conta das minhas ovelhas que também são os teus irmãos. Ou seja, permanece à frente de teus irmãos; e dê provas, agora, daquele amor apaixonado que sempre demonstraste por mim, com tanta alegria! A vida, que dizias estar pronto a dar em meu favor, eu quero que a dês pelas minhas ovelhas. Está exigência é feita também a ti e a mim meu irmão. Se amamos a Deus devemos manifestá-lo em nossos irmãos e irmãs.
Interrogado uma primeira vez e depois uma segunda, Pedro apela para o testemunho daquele que conhece o segredo dos corações. Interrogado uma terceira vez, ele se perturba, e o temor o domina. Lembra-se de que outrora fizera afirmações solenes, que os acontecimentos haviam desmentido. E é por isso que procura, agora, apoiar-se em Jesus: O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor! É como se dissesse Senhor, Tu conheces tudo, o presente quanto o futuro. Vede como se tornou melhor e mais humilde, como perdeu sua arrogância e seu espírito de contradição! Perturbou-se ao pensamento de que podia ter a impressão de amar, sem amar realmente. Tanto estava seguro de mim mesmo no passado, pensa ele, como agora me sinto confuso. Jesus o interroga três vezes, e três vezes lhe dá a mesma ordem: Apascenta as minhas ovelhas. Demonstra assim o apreço que tem pelo cuidado de suas ovelhas, pois faz, de tal cuidado, a maior prova de amor para com ele.
Depois de ter falado a Pedro deste amor, Jesus prediz o martírio que lhe está destinado. Manifesta desse modo toda a confiança que deposita nele. Para nos dar um exemplo de amor e mostrar a melhor forma de amar, diz ele: Quando você era moço, você se aprontava e ia para onde queria. Mas eu afirmo a você que isto é verdade: quando for velho, você estenderá as mãos, alguém vai amarrá-las e o levará para onde você não vai querer ir.
Era, aliás, o que Pedro tinha querido e desejado outrora; por isso é que Jesus lhe fala assim. Pedro dissera, com efeito: Eu darei a minha vida por ti! (Jo 13, 37). E também: Ainda que eu tenha de morrer contigo, não te negarei! (Mt 26, 35; Mc 14, 31). Jesus consente o seu desejo. Fala-lhe desse modo não para amedrontá-lo, mas para reanimar seu ardor. Conhece seu amor e sua impetuosidade; pode anunciar-lhe o gênero de morte que lhe reserva no futuro. Pedro sempre desejara enfrentar perigos por Cristo. Tem confiança, diz Jesus, teus desejos serão satisfeitos; o que não suportaste em tua mocidade suportará na velhice. E, para nos chamar a atenção, São João acrescenta: Jesus disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E esta palavra nos ensina que a nossa honra e glória está em dar a nossa vida por Cristo em nossos irmãos e irmãs que lutam por um lugar ao sol.
Pai torna cada vez mais consistente meu amor por teu Filho Jesus na pessoa do pobre, do órfão, da viúva, do abandonado, do doente, do drogado, da prostituta, do homossexual, deficiente e de todos aqueles que por esta ou outra razão estão privados da sua dignidade de ser criado à Imagem e semelhança vossa e confirma minha condição de discípulo e missionário do vosso Filho para que no poder e a força do Espírito Santo todos tenham vida e a tenham em plenitude. Amén!

domingo, 24 de maio de 2009

P A R A B E N S
QUEREMOS DESEJAR NOSSOS PARABENS AO Pe. TARCISIO QUE COMPLETOU MAIS UM ANO DE VIDA NESTE SABADO DIA 23. TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES-PATU/RN

quarta-feira, 13 de maio de 2009

I GRANDE ROMARIA DO TERÇO DOS HOMENS MÃE
RAINHA NO SANTUÁRIO DO LIMA EM PATU, DIA 31 DE
MAIO DE 2009
PROGRAMAÇÃO

Aparição de Nossa Senhora de Fátima


Nossa Senhora aparece resplandecente aos pastorinhos, em 1917.

Dia 13 de Maio de 1917.
Nossa Senhora aparece resplandecente aos pastorinhos, em 1917.
Lúcia, Francisco e Jacinta estavam brincando num lugar chamado Cova da Iria. De repente, observaram dois clarões como de relâmpagos, e em seguida viram, sobre a copa de uma pequena árvore chamada azinheira, uma Senhora de beleza incomparável.
Era uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, irradiando luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente.
Sua face, indescritivelmente bela, não era nem alegre e nem triste, mas séria, com ar de suave censura. As mãos juntas, como a rezar, apoiadas no peito, e voltadas para cima. Da sua mão direita pendia um Rosário. As vestes pareciam feitas somente de luz. A túnica e o manto eram brancos com bordas douradas, que cobria a cabeça da Virgem Maria e lhe descia até os pés.
Lúcia jamais conseguiu descrever perfeitamente os traços dessa fisionomia tão brilhante. Com voz maternal e suave, Nossa Senhora tranqüiliza as três crianças, dizendo:
Nossa Senhora: “Não tenhais medo. Eu não vos farei mal.”




Representação da visão do inferno, descrita por
Nossa Senhora aos pastorinhos durante a terceira aparição

E Lúcia pergunta:
Lúcia: “Donde é Vossemecê?”
Nossa Senhora: “Sou do Céu!” Lúcia: “E que é que vossemecê me quer?
Nossa Senhora: “Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez.”
Lúcia: “E eu também vou para o Céu?”
Nossa Senhora: “Sim, vais.”
Lúcia: “E a Jacinta?”
Nossa Senhora: “Também”
Lúcia: “E o Francisco?”
Nossa Senhora: “Também. Mas tem que rezar muitos terços”.
Nossa Senhora: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser mandar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?”
Lúcia: “Sim, queremos”
Nossa Senhora: “Tereis muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto”.
Ao pronunciar estas últimas palavras, Nossa Senhora abriu as mãos, e delas saía uma intensa luz.

Lúcia, sentindo que alguma coisa de sobrenatural se aproximava e os envolvia, mandou chamar Jacinta às pressas


Os pastorinhos sentiram um impulso que os fez cair de joelhos, e rezaram em silêncio a oração que o Anjo havia lhes ensinado:
As três crianças: “Ó Santíssima Trindade, eu Vos adoro. Meu Deus, meu Deus, eu Vos amo no Santíssimo Sacramento.”
Passados uns momentos, Nossa Senhora acrescentou:
Nossa Senhora: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”
Em seguida, cercada de luz, começou a elevar-se serenamente, até desaparecer.

domingo, 10 de maio de 2009




Mãe,




Que ao dar a benção da vida,

entregou a sua...



Que ao lutar por seus filhos,

esqueceu-se de si mesma...



Que ao desejar o sucesso deles,

abandonou seus anseios...



Que ao vibrar com suas vitórias,

esqueceu seu próprio mérito...



Que ao receber injustiças,

respondeu com seu amor



E que, ao relembrar o passado

só tem um pedido:



DEUS, PROTEJA MEUS FILHOS,

POR TODA

A VIDA!



Para você mãe, um mais

que merecido:



Feliz Dia das Mães!


Você merece!!!



Mensagem do TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES-PATU/RN


























































































quinta-feira, 7 de maio de 2009

NORDESTE - ENCHENTES E CALAMIDADES

Cáritas faz campanha nacional em prol dos atingidos pelas enchentes no Nordeste


Numa parceria com o Clube do Choro do Maranhão, a Cáritas Brasileira – Regional Maranhão, realiza, todos os sábados, a partir do dia 9, às 19h30, uma homenagem ao mestre Antônio Vieira, compositor maranhense que completaria 89 anos no último dia 7 de abril, se estivesse vivo. Os valores dos ingressos arrecadados serão trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis ou roupas. Toda a venda será revertida em favor dos desabrigados pelas enchentes no estado. A homenagem será realizada no Restaurante Chico Canhoto [Residencial São Domingos, Cohama].
“Viabilizaremos também uma conta corrente exclusiva para o recebimento de doações em dinheiro, procedimento necessário para uma prestação de contas transparente. Mas quem já quiser ir doando roupas, alimentos, enfim, o que quer que possa ser útil a essas famílias, pode procurar a Cáritas Brasileira Regional Maranhão” orientou Ricarte Almeida Santos. No Maranhão já passam de 137 mil os atingidos pelas enchentes.
No estado do Piauí, são mais de 36 mil pessoas atingidas pelas chuvas. Todas as paróquias da arquidiocese de Teresina serão pontos de arrecadação de donativos. Em reunião com a prefeitura, decidiu-se que todas as doações da sociedade civil ficarão a cargo da Igreja Católica [arquidioceses, paróquias e Cáritas]. A partir dos cadastros da Defesa Civil municipal e estadual, os donativos serão distribuídos. A Cáritas também mobiliza voluntários para receber e separar as doações nas paróquias.
Na cidade mais atingida com as enchentes, Esperantina (PI), os desabrigados chegam a 4 mil. “No ano passado a Cáritas fez o trabalho de recuperação das famílias, e, este ano, com uma enchente em maior proporção, o desafio é maior”, avalia a Cáritas Regional.
A cidade de Altamira é a mais afetada do estado do Pará, com 1.400 famílias desabrigadas. As fortes chuvas deixaram um saldo de duas rodovias interditadas e 17 municípios do oeste paraense em situação de emergência. A Cáritas Arquidiocesana de Belém fez campanha de agasalho e alimento para a população de Altamira.
O governo estadual decretou situação de emergência em todo o Amazonas. Os mais atingidos são as populações ribeirinhas, nas margens do Rio Negro, que já ultrapassou a sua maior cheia em 27 cm. No Rio Solimões, entre os municípios de Manaus e Tabatinga, até a última medição, feita no dia 29 de abril, faltavam 22 centímetros para que o nível chegasse ao recorde de maior cheia da região. A principal cidade afetada pelas cheias é Fonte Nova.
A Cáritas Arquidiocesana de Manaus está fiscalizando se os alimentos e kits liberados pelo Poder Público estão chegando às comunidades, principalmente na região de Carreiro da Várzea, Castanho e Rio Preto da Eva. Campanhas de arrecadação estão sendo desenvolvidas pela Igreja local.
No Ceará, até o dia 1° de maio, quatro municípios já haviam declarado estado de emergência e mais 51 aguardam avaliação. A Defesa Civil informou no dia 5, que 11.065 pessoas estão desabrigadas, 15.507 desalojadas e cerca de 120 pessoas ficaram feridas, com 7 mortes. Dos 131 açudes do estado, 97 chegaram ao nível máximo. As chuvas devem permanecer pelo menos até o final do mês.
O município de Ipanguaçu é uma das áreas mais afetadas do Vale do Açu e tem sido beneficiado pelas ações do SOS Ipanguaçu, promovido pela Cáritas Arquidiocesana de Natal (CAN), por meio do recolhimento de donativos. Alimentos não-perecíveis, colchonetes, lençóis e redes podem ser entregues na sede a arquidiocese, no subsolo da catedral de Natal. “Graças a Deus, começaram a chegar cestas básicas e colchonetes”, declara Kilza Gomes, diretora-secretária da CAN.
Informações no site da Cáritas Brasileira: http://www.caritasbrasileira.org/ ou pelo telefone (61) 3214-5400
Fonte: Cáritas Brasileira

segunda-feira, 4 de maio de 2009

PAPA BENTO XVI - MENSAGEM

Bento XVI manifesta solidariedade aos afetados pela gripe suína


Bento XVI expressou neste domingo, 3, sua preocupação com a população mexicana por conta da epidemia de gripe suína que atinge o país.
Falando em espanhol, ao final do encontro semanal com os peregrinos na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Santo Padre implorou a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe sobre este país.
“Desejo expressar minha solidariedade e assegurar minha oração pelas vítimas da gripe suína que está afetando o México e outros países”, afirmou o papa, que disse ainda: “mantenham firme a fé no Senhor, pois Ele ajudará a superar esta dificuldade. Convido todos a orar nestes momentos de prova. Nossa Senhora de Guadalupe nos assista e proteja sempre”.
O papa foi informado sobre a evolução da epidemia e apoiou a decisão de alguns bispos, de dioceses mexicanas, em não celebrar missas em público para evitar o contágio da gripe suína e agravar a situação.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

P A R A B E N S !

Amigas e amigos, através deste precioso Movimento Terço Dos Homens Mãe Rainha, você irá crescer ainda mais na sua união com Deus e com os que o cercam. Iremos de forma simples, agradável, clara e, sobretudo amorosa apresentar o Poder da Oração, o significado do Terço, a belíssima experiência do Terço dos Homens Mãe Rainha e, por fim, uma enorme mensagem da Igreja Católica. A Oração é a “Ponte” que cria um caminho imediato para nos encontrarmos com nosso criador – DEUS. Através desta estrada de luz, conseguimos Paz, União, Harmonia, Felicidade, Saúde e muito mais. Os seres humanos em geral e, com destaque os do sexo masculino, “graças” ao corre-corre do dia-a-dia passaram a esquecer de rezar, de pensar em Deus, de valorizar a família, de amar os irmãos, de fazer caridade, enfim, de perceber que no Mundo tudo baseia-se e resume-se no AMOR! Resgatando esta distância dos homens com Deus, nasceu espontaneamente o Terço dos Homens Mãe Rainha, na verdade é uma dádiva, que via oração vem transformando vidas, salvando lares, curando feridas, trazendo prosperidade financeira, cativando a paz e a solidariedade.
Esperamos sinceramente que o TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA possa transformar sua vida em um verdadeiro “Paraíso Terreno”, onde o reine FÉ, AMOR, PAZ e SOLIDARIEDADE.

TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA

PRÓQUIA DE N. Sra. DAS DORES-PATU/RN