quinta-feira, 22 de janeiro de 2009



71 Anos do Cruzeiro da Serra de Patu
Foto: Pereira Vídeo e Foto
O Cruzeiro fixado na serra de Patu completou hoje (terça feira 20/01), dia de São Sebastião, 71 anos. No dia 20 de janeiro de 1938 o Cruzeiro de São Sebastião foi inaugurado pelo Pe. Frederico Pastors e outras autoridades do município. Neste dia a banda de música local se apresentou no local. A estrutura do cruzeiro foi feita de cimento e ferro.
Em 1938 o delegado de Polícia, Tenente Alcebíades, auxiliado pelo agente da Mesa de Renda de Patu, o Sr. Joaquim de Oliveira, fizeram uma campanha junto aos comerciantes e fazendeiros do município visando angariar recursos e donativos para construir o Cruzeiro que foi denominado de "Cruzeiro de São Sebastião" em homenagem aos militares. A inauguração ocorreu no dia 20 de janeiro de 1938.
Fonte: História do Município de Patu - Petronilo Hemetério Filho. Foto: Pereira Vídeo e Foto.

O SEMINARISTA CAIO LENDO O SANTO EVANGELHO(A esquerda)E EDNO AZEVEDO, SERVO IMPORTANTISSIMO NO TERÇO, PEDIMOS A NOSSA SENHORA SUA INTERCESSÃO PARA ELE.

O TERÇO EM FAMÍLIA REZADO NA NOSSA CONFRATERNIZAÇÃO

NO FINAL DA CONFRATERNIZAÇÃO O POPULAR MELA BICO, SALGADOS E REFRIGERANTES PARA AS FAMÍLIAS.
O PROFESSOR MASCENA NO SEU COMENTÁRIO FALA COMO SURGIU O TERÇO DOS HOMESN DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES.
IGREJA LOTADA DE FIÉS, NOVENÁRIO EM HOMENAGEM AO TERÇO

FOTO DO TERÇO DE PATU E DE OLHO D'AGUA DOS BORGES

Capela de Mãe Rainha
LOCAL DO I ENCONTRO DO TERÇO DOS HOMENS DA DIOCESE DE SANTA LUZIA EM MOSSORÓ
CONVIDADO PARA O ENCONTRO, O COORDENADOR DO ESTADO DO CEARÁ. (O de camiseta amarela)

Pe. FLÁVIO, e Pe. MIGUEL COORDENADOR ESPIRITUAL NACIONAL DO TERÇO DOS HOMENS. ( O DA DIREITA)

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009


(OS 4 DA ESQUERDA PARA A DIREITA) A EQUIPE DIOCESANA DO TERÇO DOS HOMENS DA DIOCESE DE SANTA LUZIA, Pe. FLÁVIO, DOM MARIANO BISPO DA DIOCESE. e Pe. MIGUEL LANCASTER COORDENADOR NACIONAL DO TERÇO DOS HOMENS.

OS HOMENS COM A IMAGEM DE JESUS NA PROCISSÃO DO ENCONTRO
PROCISSÃO DO ENCONTRO
As mulheres com a imagem de Nossa Senhora das Dores,


PROCISSÃO DA SEMANA SANTA

MINISTÉRIO DE MÚSICA DO TERÇO
Somos uma familia abençoada alem de Rezar o Santo Terço temos um Ministério de Música que anima todas as terça-feira com Cânticos e louvação.



MOVIMENTO TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA
APRESENTAÇÃO

Amigas e amigos, através deste precioso Movimento Terço Dos Homens Mãe Rainha, você irá crescer ainda mais na sua união com Deus e com os que o cercam. Iremos de forma simples, agradável, clara e, sobretudo amorosa apresentar o Poder da Oração, o significado do Terço, a belíssima experiência do Terço dos Homens Mãe Rainha e, por fim, uma enorme mensagem da Igreja Católica. A Oração é a “Ponte” que cria um caminho imediato para nos encontrarmos com nosso criador – DEUS. Através desta estrada de luz, conseguimos Paz, União, Harmonia, Felicidade, Saúde e muito mais. Os seres humanos em geral e, com destaque os do sexo masculino, “graças” ao corre-corre do dia-a-dia passaram a esquecer de rezar, de pensar em Deus, de valorizar a família, de amar os irmãos, de fazer caridade, enfim, de perceber que no Mundo tudo baseia-se e resume-se no AMOR! Resgatando esta distância dos homens com Deus, nasceu espontaneamente o Terço dos Homens Mãe Rainha, na verdade é uma dádiva, que via oração vem transformando vidas, salvando lares, curando feridas, trazendo prosperidade financeira, cativando a paz e a solidariedade.
Esperamos sinceramente que o TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA possa transformar sua vida em um verdadeiro “Paraíso Terreno”, onde o reine FÉ, AMOR, PAZ e SOLIDARIEDADE. A matemática da VIDA é simples, veja:“ORAÇÃO = UNIÃO COM DEUS E IRMÃOS = FELICIDADE PLENA” A FORÇA TRANSFORMADORA DA ORAÇÃO Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Editora Rideel: “Oração – Invocação dirigida a Deus...” As palavras do vocabulário português ou de qualquer outra língua não são suficientemente valiosas para exprimir o que é a Oração, pois, só sabemos o que ela significa realmente quando vivenciamos o milagre que opera em nossas vidas. Todo Cristão deve ter no coração: A ORAÇÃO é BASE da FÉ e da VIDA, capaz de GARANTIR A FELICIDADE PLENA. ORAR É DIALOGAR COM DEUS. Quando oramos estamos em comunhão com Deus, com nossos erros, nossas virtudes, nosso espírito, enfim, com nós mesmos. Podemos falar com Deus quando o exaltamos, quando lemos e textos bíblicos, quando freqüentamos a Igreja, quando praticamos o bem, enfim, quando rezamos. Existem vários tipos de oração dentre eles podemos citar: Adoração - Louvamos e agradecemos o quanto de bom Deus tem nos dado, por exemplo, saúde, emprego, felicidade, etc. Dedicação – Pedimos a Deus que nos dê forças para ser testemunho dele no mundo, para que sejamos instrumentos transformadores do mundo. Entrega de Problemas – Rogamos à Deus que interceda por alguém ou em alguma situação que passamos. É nesta modalidade que pedimos que Deus opere naquilo que muitas vezes não temos como conseguir, por exemplo, doenças, situação financeira, dependência química, etc.
Precisamos da Oração da mesma forma que necessitamos do alimento: Temos que fortalecer o Corpo e o Espírito. SIGNIFICADO E VALOR DO TERÇO Para sabermos o que é o Terço temos que entender antes o que é o ROSÁRIO. Desta forma o Rosário é uma palavra com origem no latim medieval, rosarium, significando “jardim de rosas”. Trata-se de uma homenagem a Maria Santíssima, a comparando como uma “rosa” a mais bela e admirada flor. De início o ROSÁRIO era representado por 150 rosas, cada uma significando um dos Salmos da Bíblia. Mais tarde, como muitas das pessoas não sabiam ler, trocaram os Salmos por pais-nossos e mais tarde por ave-marias, porque eram mais fáceis de serem memorizados e vivenciados. Para contar quantas ave-marias estavam rezando utilizavam-se de saquinhos com pedras, pedacinhos de madeira e, depois, tiveram a idéia de dar “nozinhos” em cordões e, assim, surgiu o formato atual do Terço. Durante muito tempo rezou-se o ROSÁRIO, dividido em três partes, ou seja, mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, daí a palavra TERÇO, ou seja, três partes. Em 2002 o Papa João Paulo II acrescentou mais um grupo de mistérios, ou seja, os mistérios luminosos. O Terço hoje é formado como ilustra-se na figura abaixo: Para rezarmos o TERÇO, devemos seguir este roteiro: Iniciamos com o sinal-da-cruz, invocando o Pai, o Filho e o Espírito Santo, ou seja, a Santíssima Trindade. Depois oferecemos a oração pelas nossas intenções: agradecimentos, pedidos de cura, intercessão por alguma pessoa ou situação, etc. Após o oferecimento rezamos o Creio, (Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do Céu e da Terra....), é esta a profissão de fé de todos os Cristãos.
Antes de iniciar o conjunto de mistérios, existem cinco continhas: um pai-nosso, três Ave-marias e um Glória-ao-pai (Glória ao pai ao filho ao Espírito Santo assim como era no princípio....) exaltando a Trindade Santíssima. Logo após, inicia-se a contemplação dos mistérios e a oração: a cada mistério reza-se um Pai-nosso, dez Ave-marias e um Glória-ao-pai. Ao final de cada mistério deve-se relembrar a intenção pela qual estamos rezando. Ao final do Terço reza-se uma Salve-rainha (Salve Rainha mãe de misericórdia, vida doçura esperança nossa...) e um pai nosso nas intenções do Papa. Os mistérios são como um “retrato” da vida da “Sagrada Família – José, Maria e Jesus ” e especialmente, o caminho de Jesus, desde seu nascimento até sua ressurreição. Os mistérios são Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos. Os Gozosos são rezados às segundas e sábados e falam dos momentos alegres da vida de Cristo. Dividem-se em cinco, quais sejam:
Anúncio do Anjo a Maria (Lc 1, 26-38)Visita de Santa Isabel a Maria (Lc 1, 39-56)Nascimento de Jesus (Lc 2, 1-20)Apresentação de Jesus no Templo (Lc 2, 21-40)Jesus no Templo entre os Doutores ( Lc 2, 41-52)
Os Luminosos são rezados as quinta-feira e tratam da vida pública de Jesus, ou seja, sua atividade de divulgar a Palavra de Deus entre os Homens. Dividem-se em cinco, quais sejam:
O batismo de Jesus no Rio Jordão (Mt. 3, 13-17)Auto-revelação de Jesus em Caná (Jo 2, 1-12)Anúncio do Reino de Deus (Mc 1, 14-15)Transfiguração de Jesus (Lc 9, 28-36)Instituição da Eucaristia (Jo 13, 1-20)
Os Dolorosos são rezados nas terças e sexta-feira, tratam da dor física e espiritual que Cristo passou para nos Salvar. Dividem-se em cinco, quais sejam:
Jesus no Horto das Oliveiras (Lc 22, 39-53)Flagelação de Jesus ( Lc 23, 14-18)Jesus é Coroado de espinhos (Jo 19, 2-3)Jesus Carrega a cruz ao Calvário (Mt. 27, 31)Crucificação de Jesus ( Jo 19, 23-27)
Os Gloriosos são rezados às quartas e domingo, falam das vitórias de Jesus e Maria. Também dividem-se em cinco, quais sejam:
Jesus ressuscita e vence a morte (Mt. 28, 1-8)Ascensão de Jesus ao céu (Lc. 24, 50-53)Vinda do Espírito Santo (At. 2, 1-15)Assunção de Maria ao Céu (Ap 12,1)Maria é glorificada no Céu (Jt 13, 18-20)
O TERÇO é de VALOR fortíssimo na CONSTRUÇÃO DA FÉ pois, via o ato de meditar, conseguimos contemplar a trajetória da vida Maria e Jesus. Através do exercício diário de rezar o TERÇO, conseguimos incorporar o AMOR DE DEUS e TRANSFORMAR NOSSAS VIDAS e a DOS NOSSOS SEMELHANTES.CONHECENDO O TERÇO DOS HOMENS O Terço dos Homens trata-se de uma moderna e inclusiva forma de divulgação da Palavra de Deus, através da Oração do Terço em reuniões masculinas. Percebeu-se historicamente que, principalmente os homens, começaram a se afastar da Oração e, em conseqüência, de Deus e da Igreja. Em 10 de Setembro de 1950, em Santa Maria-Rs, na Estação de Trem da Cidade, o Diácono – João Luiz Pozzobon recebeu a Imagem da Mãe Rainha para levá-la às famílias. Em torno dele se formou um grupo de aproximadamente 100 homens. Com esta aproximação, percebeu Pozzobon que era uma ótima oportunidade para resgatar e mobilizar a participação do setor leigo masculino na Igreja. Iniciando assim o Terço dos Homens. O tempo passou e a semente plantada por Pozzobon rendeu frutos, como por exemplo experiências em 1996 em Maceió/AL um grupo de homens, cerca de 60, rezavam o Terço quinzenalmente. Em 1997 em Jaboatão/PE, a Sra., Oneida Araújo, Coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina em Jaboatão dos Guararapes, implantou o primeiro Terço dos Homens em Pernambuco, na Igreja do Livramento. Em 1998 foi implantado no Santuário da Mãe Rainha em Olinda/PE com o Pe. José Pontes.
Diante destas experiências positivas, e com o apoio do PE. José Pontes e PE. Miguel Lencaster, tornou-se um movimento vitorioso, o Terço dos Homens começou a ganhar mais expressão e expandir-se em outras Paróquias de todo o Brasil, principalmente no Nordeste. Dados recentes mostram que há centenas de grupos de Terço dos Homens. Em 2005 já havia cerca de milhares de homens na Região Nordeste, envolvidos na Oração do Terço dos Homens. O objetivo do Terço dos Homens é fomentar entre o corpo masculino da Igreja, o comprometimento com a oração, com a evangelização, com a mudança de vida e com a transformação do ambiente em que vivem e trabalham. Cada Grupo de Terço dos Homens usa camiseta personalizada onde consta a Imagem da Mãe Rainha, o nome do Grupo, Dia e Hora do Terço e telefone de contato. No Ceará a idéia maravilhosa do Terço dos Homens, foi iniciada em 2003. A Campanha do Terço dos Homens veio para Fortaleza, por intermédio do Pe. Miguel Lencaster e iniciada na Igreja da Glória, no Bairro da Cidade dos Funcionários, com o apoio do Pároco local, PE. Sales, no dia 18 de Novembro de 2003 com 86 Homens e hoje com mais de trezentos homens, todas as terças-feiras as 20:00 horas. Rapidamente espalhando-se pelas demais Paróquias, não só de Fortaleza, mas de outras Cidades do Interior do Estado. Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Bairro do mesmo nome, o Terço dos Homens foi iniciado em 08 de Março de 2004. Apresenta-se como um dos fortes destaques daquela Catequese, já que, semanalmente reúne mais de 300 membros. A terceira Igreja a implantar o movimento mariano em Fortaleza, foi a Igreja Nossa Senhora da Piedade, no Bairro Joaquim Távora. Participam pessoas de todas as idades e ali cria-se um clima de amor verdadeiro onde os frutos são cada vez mais presentes.
Durante o Terço dos Homens, são feitas agradecimentos por graças alcançadas e também, ora-se pelos enfermos, pelos encarcerados, pelos desempregados, pelos aflitos, enfim, por toda a humanidade. Também abre-se espaço para que familiares do sexo feminino, possam participar do Terço dos Homens, geralmente na primeira semana de cada mês, inicialmente com o Terço e em seguida com a Santa Missa, cria-se oportunidade para a integração familiar no âmbito da Igreja. A experiência do Terço dos Homens tem gerado grande graças religiosas e pessoais, transformações de vidas. Pais de família libertos do álcool e drogas ilícitas, lares reestruturados e casamentos felizes, são demonstrações verdadeiras do “Poder da Oração”. Outro aspecto importante é que através do Terço, trabalhos sociais como distribuição de alimento para as pessoas mais necessitadas, já vem sendo implantados por alguns Grupos. Por tudo isso é que o Terço dos Homens é tão valioso para todos nós. A força da oração, a integração entre a ala masculina da Igreja, o entendimento do valor da família, os trabalhos sociais, a libertação dos vícios, a reorganização financeira, o aumento da fé e, enfim, a melhoria substancial da vida cristã, são frutos constantes daqueles que freqüentam com fervor as reuniões.
ORAÇÕES DO TERÇO OFERECIMENTO DO TERÇO Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa redenção. Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes que nos vêm dessa santa devoção. PROFISSÃO DE FÉ (CREIO) Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu a mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém
PAI NOSSO Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. AVE MARIA Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vóis entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém. SALVE-RAINHA Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eis, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. LOUVOR A SANTÍSSIMA TRINDADE Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo; como era no princípio, agora e sempre. Amém. ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO APÓS A REZA DO TERÇO Graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos obrigar, saudamo-vos, com uma Salve-rainha. MENSAGEM DA IGREJA A Igreja Católica enxerga o Terço como potente instrumento de transformação humana, pois, sabe do seu valor como “Oração Completa”. O Terço dos Homens como incentivo a participação masculina no ceio da Igreja, vem recebendo apoio incondicional da Igreja, inclusive, sendo abençoado e aprovado pelo SANTO PADRE.
Veja a mensagem abaixo:
“Vaticano, 15 de dezembro de 2006”. A Secretaria de Estado cumprimenta e vem a significar que foi recebida a carta que essa Coordenação quis enviar ao Santo Padre, no passado dia 10 de novembro, informando acerca do 2º Encontro Nacional dos Grupos de Oração Terço dos Homens, na Cidade de Recife, e assegurando propósitos de fidelidade e adesão dos participantes no Sucessor de Pedro e ao seu Magistério. Tendo apreciado esta afirmação de presença espiritual, o Santo Padre incubiu-me de transmitir-lhes uma Sua palavra de encorajamento a que continuem a ser assíduo na oração pela salvação do mundo que os rodeia, para torná-lo mais belo, fraterno e novo com a “novidade de Jesus Cristo”. Como penhor de abundantes graças celestiais para todos empenhados nos referidos Grupos a fim de que o Evangelho de Cristo seja acolhido neles com a mesma simplicidade e dedicação com que Nossa Senhora acolheu no Seu ventre sagrado o Filho do Eterno Pai, Sua Santidade o Papa Bento XVI envia-lhes, extensiva aos familiares, a implorada Bênção Apostólica.
Monsenhor Gabriele CacciaAssessor
Para Secretaria Coordenadora dos Grupos de Oração Terço dos Homens” O reconhecimento do Papa é um estímulo importantíssimo para que todos nós que participamos do Terço dos Homens, possamos nos unir cada vez mais em torno desta forma clara de divulgar e vier a Palavra de Deus.
O TERÇO DOS HOMENS É UM PRESENTE VALIOSO DE DEUS PARA QUE POSSAMOS MELHORAR, VIA CRISTO E MARIA, NOSSAS VIDAS E O MUNDO.A Coordenação

VOLTAR
contato@tercodoshomensmaerainhace.org.br

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Pe. POSSIDIO LOPES
Diretor Espiritual do Terço dos Homens e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores.


.

Família, modelo e base da sociedade
Padre Nicolás Schwizer



A Sagrada Família é a imagem ideal de cada família. O espírito exemplar que reinava em Nazaré, a Igreja quer despertá-lo hoje, para que reine em todas nossas famílias:O Padre Kentenich, fundador do Movimento de Schoenstatt, costumava dizer: "A historia dos povos nos ensina um fato importante: A sociedade e a família se salvam e se arruínam juntas".
Na atualidade concedemos importância aos grandes problemas econômicos, sociais e políticos em nossa pátria e em nosso continente. Mas, não prestamos igual atenção a esse mal mais profundo e mais fatal: a destruição da família, que é modelo e base da sociedade.
A família é o modelo de qualquer sociedade sadia. Deus pensou na humanidade como uma grande família: não só porque Ele é Pai, se não também porque Ele mesmo é família. Nesta Família divina o Pai, o Filho e o Espírito Santo vivem infinitamente felizes, porque se amam com um amor infinito.
O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus: isto significa que foi criado para viver, igual a Deus, em uma família, onde reina o amor pessoal. A família é modelo da sociedade, porque é imagem perfeita da Santíssima Trindade.
Também, a família é a base da sociedade, porque nela o homem aprende a amar, aprende a ser filho e irmão. Na família é onde se decide a futura atitude social de um homem e também sua atitude religiosa. Na família se aprende a tratar aos outros, não como coisas, mas sim como pessoas. Aprende-se a dar amor, porque se recebe amor.
Se, falta o carinho dos pais, a criança será depois uma pessoa insegura e desconfiada, fechada em si mesma. Se o pai foi um bruto, o filho será rebelde frente a qualquer autoridade que lembre seu pai, inclusive frente a Deus. Por suas más experiências com seu próprio pai, muitos homens não podem aceitar o Evangelho de Cristo, nem crer num Deus que é Pai amoroso.
Também as relações com os irmãos são decisivas. Assim a criança aprende a liberar-se de seu egoísmo, da tendência de dominar aos outros. Deste modo, o homem cresce são se suas vinculações familiares são sadias. Elas são como as raízes que permitem que a árvore de sua personalidade seja capaz de resistir aos reveses da vida.
Por isso, não podemos construir uma sociedade mais cristã no país, se descuidamos das famílias. Todos aqueles que não lutam por uma família unida no amor, estão destruindo o país. Estão destruindo o país os esposos que nunca ou pouco dialogam entre si ou com seus filhos. Estão destruindo o país os que converteram a televisão na ditadura absoluta do lar. Estão destruindo o país os pais que fizeram de seu lar uma simples pensão, onde não existe mais vida comum além do comer e dormir.
A Santa Família em Nazaré é o modelo preclaro de todas as demais famílias. E o Senhor que vem a construir um mundo novo, passa primeiro 30 anos no seio de sua família, esforçando-se por viver o novo ideal cristão de família. E apenas predica e atua em público por três anos. D`Ele devemos aprender a importância da família, de nossa própria família.
Peçamos, por isso, a Jesus, a Maria e a José, por nossas famílias, por todas as famílias do país, para que as protejam e abençoem, e as eduquem segundo o espírito de sua família de Nazaré.
Mas, ademais, demos graças a Deus por todas aquelas pessoas que nos presenteiam ambiente de família em nossa vida, que nos ajudaram a crescer como personalidades livres e solidárias, que nos estimularam com seu carinho tanto dentro como fora de nosso lar.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009